segunda-feira, 27 de julho de 2009

A hora do "chic and cheap" - Parte 1

Para quem ainda não sabe, comprar peças baratinhas (ou não comprar) está na moda. Desde que a economia norte-americana entrou em crise e afetou o mundo todo, esse negócio de roupa de grife é out. De fashionista para recessionista. É o que propõe o blog criado por uma executiva de marketing da IBM para compartilhar suas boas compras e que, diga-se de passagem, está bombando (http://therecessionista.blogspot.com).

A turma do consumo consciente aproveitou a onda para propagar que é hora de customizar aquela blusinha que andava de lado só tumultuando o guarda-roupa, avançar nas peças de brechós, pechinchar, virar caçadora de promoções e garimpar nas lojas de departamento. Mas, claro, tem que escolher bem. Como sempre digo, aquela peça com um bom corte e tecido legal vai se passar por chique se você conseguir montar um look cheio de harmonia.

O primeiro passo é limpar o guarda-roupa. Mas nada de dicas de como pendurar a calça, casacos pesados ou a velha história de separar por cor. Tudo válido, mas agora a conversa é outra. Achei no site Oficina de estilo dicas que ensinam mais do que moda. É questão de saber lidar com o consumo. Pois bem: abriu as portas do armário? Comece por uma avaliação e faça pilhas de coisas com destinos certos.

Pilha 1: Peças que precisam de conserto

Aqui entra tudo que tá sem botão, com furinho, com rasgadinho que dá pra ser cerzido, com costura aberta, com barra ou cintura pra ajustar. Tem que refletir se vale a pena consertar ou se a peça está velhinha demais e nem combina com seu estilo.

Pilha 2: Lavanderia já
Você nem sabia, mas tem vestido de festa com manchinha e blusas de frio com marcas no guarda-roupa. Se a lavanderia não der jeito, trate de mandar para a pilha abaixo.

Pilha 3: Bazar ou brechó
Aquela peça que você ganhou ou comprou errado e nunca usou está novinha e encalhada no armário. Faça virar dinheiro em um brechó ou num bazar entre amigas. Boa oportunidade para se divertir e botar o papo em dia.

Pilha 4: Doação

Melhor de todas! Faz bem para a alma e o armário respira aliviado. Faça o seguinte: avalie o que você usou nos últimos seis meses (um ano, que seja). Aposto que tem peça que você amou um dia mas não acompanha mais seu ritmo de vida. Passe pra frente: primas, tias, a faxineira, os parentes da roça ou uma instituição de caridade. Felicidade geral!

Comentem e preparem as pilhas! O Saia Bordada vai ter um bazar logo, logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário