segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Meninos não choram

Por toda a vida, vi a minha mãe numa energia louca, sempre pra lá e pra cá, cuidando das filhas, da casa, do marido. Uma dor de cabeça qualquer nunca conseguiu derrubá-la. A gente sequer sabia quando algum problema de saúde estava incomodando. Era uma atitude clara para preservar a família, mas acabei descobrindo, com o tempo, que a minha mãe é um exemplo puro de mulher.

Raras são as que se deixam abater por qualquer gripe. Se estamos acostumadas com jornada tripla - trabalho, casa, filhos -, problema pequeno é bobagem. Que o diga a minha amiga Isabella Lamego, que desfilou semana passada pela redação, firme e fina, com um pé no escarpim e outro na botinha de gesso.

Pra nós é assim: umas mais hipocondríacas, outras menos, o jeito é dar logo um jeito na danada da enxaqueca, na TPM, na dor na coluna, na dor de cotovelo... A vida não dá tempo para dengo.

Isso deve ser coisa de hormônios, pensei eu nesta semana com meus botões de madrepérola. Por que, na ala masculina, tudo muda de figura? Já viu como eles fogem de um médico como o coisa ruim foge da cruz? Um simples analgésico parece até tortura, como se não servisse para parar a tal dor.

E aí vem aquele dengo todo, depressão, um dia inteiro sem conversar e várias outras artimanhas masculinas para disfarçar o medo. Sim, me parece medo, com toques de machismo passados de geração a geração.

E, se meninos não choram, justificam-se, com amplo repertório. O médico que quer operar a próstata não é muito bom: "Achei inseguro", dizem uns. O que mandou reduzir a cervejinha de todo dia "não sabe de nada". E nossos queridos super-heróis vão seguindo fazendo estripulias por aí, como se nada pudesse acontecer a eles.


Então, sobrou para nós cuidar dos nossos amores. Namorado, marido, pai, avô, tio, tá todo mundo na listinha da saúde. E tem até pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU-SP) dizendo que 50% deles só vão ao médico por pressão da mulherada. Vamos ver se a campanha do Ministério da Saúde voltada para a ala masculina convence alguns de que médico não morde.

E, se alguém descobrir um remédio contra teimosia, tô fazendo negócio!

Um comentário:

  1. GENTE, PARECE ATÉ QUE EU CONHEÇO ALGUNS DESSES "MENINOS" !!! RSRSRS...Aiaiai....Bjo!!

    ResponderExcluir