segunda-feira, 19 de abril de 2010

Doutoras de plantão

Um dos dilemas mais difíceis, principalmente nos dois primeiros meses da gravidez, esteve na forma de retribuir toda a atenção que as amigas, não amigas, colegas, conhecidas de lojas e desconhecidas da aula de pilates começaram a me dar. Passado o êxtase das semanas logo após a descoberta, a enxurrada de perguntas e orientações das mais diversas começou a me irritar um pouco. Sem falar de mãos que aparecem do nada para pegar numa barriguinha que ainda nem apareceu direito.

"Tem que comer feijão duas vezes por dia", "Não coma carboidratos", "Se der fome, beba água", "Como assim você continua no pilates nos três primeiros meses de gestação", "Já decidiu que parto vai fazer?", "Tem que ficar menos ansiosa"...

Como ficar menos ansiosa com tanta (des) informação. Diria que minha médica, que não é fresca nem gosta de frescura, sabendo da minha alimentação equilibrada desde que me entendo por gente (graças todos os dias pela mãe que tenho), apenas recomendou: "Coma bastante fruta e beba água. Intervalos menores entre as refeições e porções também menores."

Para mim, bastou. Mas eu não sei de onde saem tantas outras "doutoras". E o duro é ter de ficar sorrindo para ser gentil, enquanto a outra fica condenando a forma que você escolheu para levar a gestação. E, leitoras que estão me achando totalmente sem paciência, por favor, não me julguem.

Opiniões de algumas pessoas foram e são muito bem-vindas, como de amigas fofas que ganharam bebês há pouco tempo, minha maravilhosa mãe, minha terapeuta (mãe de quatro) e algumas pessoinhas que encontramos por aí que não fazem terrorismo, nem falam que você está gorda e com espinhas e nem lembram de casos ruins, que prefiro não comentar. Apenas ficam alegres, e apoiam, e passam aquele carinho em um abraço. Vale mais do que mil palavras, bem clichê!

Hoje, na minha 12ª semana, eu já contornei a situação. Aprendi a tapar o ouvido, sem que precise usar as mãos, e a guardar bem guardadas as experiências de quem vale a pena.

E é assim que vamos, eu e meu bebê, sem frescura!

Um comentário:

  1. Espero não estar incluída entre essas chatas... KKKKKK É desse jeito mesmo. Deus me livre, tem gente para falar de cada coisa que a gente fica com aquela cara assim: hãn? Do que vocês está falando? Eu fiquei muito, muito confusa com tanta coisa, que tanta gente falava. Aliás, falam até hoje. Aguarde, porque depois que o bebê nascer tem muito, muito mais... Rs Beijos

    ResponderExcluir